Objetos de transição: o que são e sua importância na infância
18/04/2024Amamentação: alimentação, afetividade e cuidado
12/08/2024Amizades para toda a vida: a aventura de fazer amigos na infância!
As primeiras amizades na infância ensinam a importância de compartilhar e cuidar dos outros. É neste momento da vida que a criança aprende a desenvolver aspectos emocionais, sociais e cognitivos. Ter amigos torna esse processo mais divertido e contribui para a formação da personalidade e da capacidade de se relacionar com os outros.
Por que as amizades são importantes?
Muitos estudos apontam que amigos na primeira infância são os primeiros vínculos saudáveis de uma criança fora do núcleo familiar e ajudam nesse processo. Ao pararmos para pensar, existem crianças que têm mais facilidade em se enturmar e outras que são mais tímidas e necessitam de mais tempo para se adaptarem ao ambiente social.
Portanto, ao ter e conviver com amigos na infância, a criança passa a testar força e limites, aprende a resolver conflitos e situações que podem não ocorrer com a mesma frequência com os familiares.
Como a escola pode ajudar?
A escola é o ambiente onde as crianças passam a maior parte do seu dia. Nós, do Fadelito, que trabalhamos com a primeira infância há mais de 24 anos, acreditamos que ela tem um papel fundamental na criação desses vínculos. Ao pensar em atividades que estimulem e ensinem de forma criativa e divertida a compartilhar, esperar a vez, negociar e até mesmo ceder quando for necessário, contribuímos para a formação da personalidade, aguçamos a criatividade, impactamos positivamente a autoestima e o bem-estar das crianças, além de formar cidadãos conscientes, responsáveis, empáticos e que respeitem os limites do outro.
Como os pais podem ajudar?
Pais, vocês são os exemplos e os espelhos dos pequenos. Nesta fase tão importante, incentivar novas amizades é fundamental. Para ajudar, o Fadelito separou algumas dicas:
Proporcione oportunidades: Encoraje seu filho a participar de atividades extracurriculares, como esportes, artes ou clubes, onde possam conhecer outras crianças com interesses semelhantes;
Modele comportamentos positivos: As crianças aprendem observando, então demonstre comportamentos amigáveis e habilidades sociais, como ouvir, compartilhar e resolver conflitos de maneira pacífica;
Apoie e oriente: Esteja disponível para conversar sobre as amizades de seu filho, oferecendo orientação quando necessário, mas permitindo que ele resolva os problemas por conta própria sempre que possível;
Crie um ambiente acolhedor: Incentive seu filho a convidar amigos para brincar em casa, criando um ambiente seguro e acolhedor para essas interações.
Então, agora que vocês já sabem que as amizades na infância são fundamentais para uma vida saudável e feliz, tente colocar em prática a valorização e o incentivo de amizades de seu filho, pois elas são essenciais para seu bem-estar e desenvolvimento integral.