Quando meu bebê estará preparado para o desfralde
29/01/2019Objetos de transição: o que são e sua importância na infância
18/04/2024O brincar é mais do que só a diversão, ele representa mudanças e transformações na vida de qualquer criança e nós, do Fadelito, temos a certeza de que uma das melhores coisas da infância é ouvir “vamos brincar”, não é mesmo?
Toda criança tem muita energia e precisa externalizá-la de uma forma divertida, principalmente quando está na escola com os amiguinhos, mas se a infância nos remete a brincadeiras, barulho, alegria, encantamento, fantasia, liberdade e afins, por que temos dificuldade de transformar a instituição de Educação Infantil em um lugar lúdico de fato?
Calma, vamos te explicar!
O que é lúdico?
Em tradução livre e segundo o dicionário Michaelis, o lúdico tem relação com jogos e brinquedos, além de estar ligado a qualquer atividade que distrai e diverte.
Conhecida como ludicidade, o ato de brincar, se divertir e aprender é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança, não só no período de Educação Infantil, mas no decorrer de toda a sua formação.
Qual a importância do lúdico na Educação Infantil?
Como especialistas em primeira infância, pudemos perceber, ao longo desses 24 anos, que a Educação Infantil passou por mudanças significativas e necessárias para acompanhar a evolução dos processos pedagógicos, e o lúdico, através das brincadeiras e jogos, ganhou mais destaque em sala.
Através da brincadeira a criança inventa, descobre, aprende, experimenta e refina habilidades. As atividades lúdicas proporcionam o desenvolvimento do pensamento, da atenção, da concentração e da linguagem, além de estimular a autoconfiança, a curiosidade, autonomia e a cognição.
Segundo Renata Meirelles, educadora, pesquisadora e cineasta, “o brincar livre é onde a criança vai explorar, é ver o mundo, criar conexões e aprender. É através deste mecanismo que as crianças conseguem e podem se conectar com o que há de vivo dentro de si e dos outros, afinal a brincadeira é uma linguagem universal”.
Como o Fadelito inclui o lúdico e as brincadeiras no dia a dia?
Se pararmos para pensar o brincar é brincar desde que o mundo é mundo, cada atividade que o envolve é um legado dos nossos antepassados carregados de histórias, perguntas, metáforas, criatividade, inteligência e que desperta a confiança dos pequenos e pequenas no mundo.
Pensando em nosso sonho de construir uma escola onde as crianças estivessem no centro do processo educativo, com a valorização de suas individualidades, o Fadelito tem como ponto fundamental o espaço para brincadeiras e para o lúdico, seja nas atividades em sala de aula, eventos em datas comemorativas ou na elaboração dos presentes em datas especiais.
Privilegiamos a liberdade, a experimentação e a necessária intervenção do lúdico e do concreto como ferramenta imprescindível em todos os momentos de aprendizagem.
Brincar traz alegria, felicidade, desenvolve a criatividade e amplia os horizontes do conhecimento!